.mais sobre mim

.posts recentes

. CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBL...

. Alvarás de construção - V...

. Software Universitário

. Documentação Técnica

. Protecção e Manutenção do...

. Processos de Anodização d...

. Tratamento superficial do...

. Perfis de Alumínio

. O Alumínio

. O Gigante dos ares: Airbu...

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sexta-feira, 24 de Setembro de 2010

Protecção e Manutenção do Alumínio

Devido à propriedade anfótera do óxido de alumínio formado durante a anodização, deve-se evitar o contacto com argamassas, cimento, massas de reboco e resíduos aquosos destes materiais, e com produtos ácidos.
Devem-se ter cuidados especiais, no caso da montagem de caixilhos ou fachadas coincidir com a obra em fase de reboco ou com os seus resíduos aquosos (infiltração da laje). Estes causam danos irreversíveis em contacto com as superfícies anodizadas. Como precaução devem-se utilizar películas em PVC que resistam aos raios solares.
Sendo comum o uso de alguns ácidos como agentes de limpeza em fase de acabamento de obra, todo o alumínio que está próximo deve ser protegido, pois o ataque destes produtos podem remover a anodização do alumínio.
As peças anodizadas devem ser protegidas (embaladas) com produtos adequados até que se eliminem os riscos de se poder danificar a anodização.
Para conservação e limpeza das peças anodizadas, deve ser aplicado um detergente neutro com uma esponja macia. Não se devem utilizar ferramentas e materiais que possam danificar a camada anódica, facas, palhas de aço, lixas, etc.
Como zonas marítimas (Cloro) e zonas industriais (Enxofre), são zonas de alta agressividade, a deterioração da camada anódica dependerá do nível e frequência da limpeza, pois a deposição de detritos aumenta as condições de corrosão provocadas pelo cloro e enxofre.
 A frequência de limpeza deverá obedecer à seguinte orientação:
  

Zona Marítima
1 mês
Zona Industrial
6 meses
Zona de baixo risco de agressão
18 meses
    
Tabela 1 – Frequência de limpeza do alumínio.
publicado por egascoelho às 15:54
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Dezembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds